site3

Aromaterapia

A Aromaterapia pode ter diversas definições. Pode ser considerada uma forma de cura, uma filosofia de vida, um tipo de terapia, entre outros. Qualquer que seja a definição escolhida é importante saber que a Aromaterapia considera todos os aspectos do indivíduo, ou seja, cuida da saúde do corpo, da mente e da alma.

A Aromaterapia utiliza somente óleos essenciais para a prevenção e tratamento auxiliar de sintomas físicos, estados emocionais e energéticos, visando o bem-estar geral do ser humano e do meio em que vive. 

Sua aplicação exige conhecimento de profissional especializado, e pode ser feita através de massagens, banhos, inalações, cremes, loções entre outros.

A Aromaterapia não é o emprego de aromas agradáveis, muitas vezes sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória, sem entender as necessidades do corpo físico e emocional.

É importante ter o CUIDADO de verificar a qualidade do seu óleo essencial, pois óleos essenciais são extraídos de várias partes da planta, como raízes, cascas, sementes, folhas, flores, etc.., possuindo uma alta concentração de energia herbácea. São substância orgânicas extremamente complexas, que compreendem centenas de compostos químicos e sua concentração equivale em média a 24 xícaras de chá da planta.

O mercado possui diversas essências sintéticas e mais baratas, mas sem potencial terapêutico algum. Produtos aromáticos que carregam os conceitos de Aromaterapia são comuns e podem acarretar prejuízos a saúde.

Importante lembrar: Trata-se de produtos aromáticos e não aromaterapêuticos (óleos essenciais).

 Óleo Essencial 100% puro e natural

Apesar de a palavra óleo lembrar uma substância pesada, graxa, os óleos essenciais são substâncias leves e nada gordurosas. São extratos altamente concentrados, 100% puros e voláteis (evaporam-se com facilidade em contato com o ar).

Não dissolvem em água (apenas dispersam-se), misturam-se bem com o álcool, mel, bases neutras, e principalmente com óleos vegetais, que servirão como carreador, nas misturas para as mais diferentes aplicações.

O óleo essencial está presente nas plantas em quantidades localizações diferenciadas. Pode ser encontrada em raízes (gengibre), folha (alecrim), flores (lavanda), casca de árvore (canela), resinas (mirra), e na casca de algumas frutas (laranja). A presença de óleo essencial nas laranjas, pode ser demonstrada espremendo-se um pedaço de casca perto da chama de um fósforo: as gotas de óleos espirrarão e se inflamarão brevemente ao passarem pela chama.

É responsável pelas funções biológicas da planta como proteção contra pragas, protege do excesso de calor ou frio, atraindo insetos para a polinização e acima de tudo é o responsável pelo aroma característico de cada planta.

Carregam vitaminas, hormônios, antibióticos naturais, entre outros componentes importantes, que garantem suas propriedades terapêuticas.

É a maior energia concentrada do reino vegetal.

Recomendações para a escolha de um bom Óleo Essencial

Ao comprar o seu óleo essencial, verifique se o rótulo possui os itens abaixo:

  • Nome Científico 
  • País de Origem
  • Composição (não pode conter mineral)
  • Registro da ANVISA

Por que comprar óleos de Alta Qualidade?

Os óleos essenciais de alta qualidade são frequentemente muito caros, o que é um reflexo de diversos fatores:

  • o tempo e o esforço envolvidos no cultivo  das plantas;
  • o tempo e o esforço envolvidos na colheita das plantas, o que depende em grande medida das partes da planta que são usadas, e do seu conteúdo de óleo;
  • os custos da produção; os processo de extração são frequentemente realizados em uma escala relativamente pequena e são demorados e trabalhosos; além de precisar de um equipamento especializado.

Ao comprar óleos essenciais de Alta Qualidade, você poderá ter certeza de que eles contêm os componentes corretos nas proporções certas, e ainda que terão as propriedades terapêuticas desejadas. 

É importante ter em mente que existem no mercado óleos adulterados mais baratos, e que esses óleos não serão tão eficazes quanto os óleos puros e mais caros.

Combinação dos Óleos Essenciais

A combinação dos óleos na Aromaterapia possibilita a criação de um produto Personalizado para a necessidade de cada pessoa. No início de um tratamento aromaterápico, a consulta realçará as necessidades do cliente, e com isso será possível associar estas necessidades aos óleos essenciais relevantes, e depois combiná-los para criar uma fórmula individual destinada a alcançar o melhor efeito terapêutico. Não se trata de uma ciência exata, de modo que existe espaço para aprimorar a fórmula.

São diversas as formas de utilização do seu óleo essencial: Difusor Pessoal, Aromatizador Ambiental, Xampus, Cremes corporais ou faciais, Perfumes Personalizados, etc..

O Studio Sílvia Bavarresco trabalha com Produtos e Óleos Essenciais de excelente qualidade, para atender a necessidade de cada cliente.

Entre em contato e venha conhecer esta ciência que possui um importante papel na manutenção da saúde em geral e do bem-estar mental!

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.