Coach Espiritual

Você sofre com o estresse de fim de ano?

A chegada do fim de ano é uma época tipicamente estressante para a maioria das pessoas. As filas em lojas para compras de presentes, preparação da ceia, receber parentes, e a preocupação com o dinheiro para as compras, férias que se aproximam, impostos, e, para quem tem filhos, material escolar, uniformes…

O estresse de fim de ano pode ser um dos fatores para a chamada depressão sazonal, termo que a psicologia usa para descrever os sentimentos de tristeza dessa época do ano. Muitas pessoas costumam refletir sobre o que aconteceu ao longo do ano, todas as conquistas e desventuras, o que pode ocasionar diversos temores.

Segundo Susan Andrews, a velha noção de que situações específicas são estressantes por si mesmas tem sido contrariada por novas pesquisas, que mostram que esse estresse não é algo “lá fora”. É apenas algo que nós mesmos criamos – dependendo de como interpretamos as situações e como nos relacionamos com o mundo à nossa volta. A reação do nosso corpo depende da avaliação que fazemos daquele determinado evento da vida. Depende da nossa atitude. Não precisamos ser vítimas passivas dos estressores que nos atacam: podemos optar como reagir. Podemos optar por não lutar nem por fugir, mas por fluir.

Se você quer encerrar o ano em paz e harmonia, lembre-se que ao perceber o estresse como um desafio, poderá usá-lo como um motivador para despertar suas potencialidades, porém se vivenciar como algo negativo, poderá ocasionar doenças.

O que você pode fazer para evitar o estresse negativo que causa inúmeros males para a saúde, e se beneficiar apenas do estresse positivo que nos mantém motivados, inspirados e produtivos?

Você irá conhecer duas técnicas simples que, se praticadas diariamente, podem lhe trazer inúmeros benefícios para a redução do estresse:

  1. Respiração Diafragmática profunda: ela é tão simples que é capaz de proporcionar o mesmo relaxamento que o Valium, Lexotan e qualquer outra droga. Se você dedicar apenas 15 minutos ao dia, para deitar, relaxar e prestar atenção em sua respiração, você se sentirá mais equilibrado e feliz.
  2. Meditação: de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde dos EUA, as pessoas que meditam têm 30% a menos de doenças. E você não precisa de um “cenário” (velas, água, música, etc.), a não ser que você queira, procure apenas um lugar calmo e tranquilo e tente começar com apenas 1 minuto de silêncio todos os dias, durante 1 semana, prestando atenção apenas em seu corpo e respiração, se você conseguir fazer isso durante 1 minuto, vá aumentando o tempo gradativamente ao longo das próximas semanas.

Em alguns momentos esquecemos que a vida é um processo longo, e que tudo o que não deu certo no ano anterior pode ser melhorado, pois ainda temos um longo ano pela frente. Não desanimar é o primeiro passo.

O que o Coaching Espiritual pode fazer por você, para evitar o estresse em qualquer época do ano?

O Coaching Espiritual é capaz de proporcionar uma nova visão sobre a sua vida, sendo possível compreender e solucionar os fatores que geram o estresse negativo, para você driblar estes eventos com mais leveza e sabedoria. No Coaching iremos definir atitudes diárias, que farão você superar qualquer desafio que esteja impedindo uma vida leve e feliz.

Lembre-se que o fim de ano é uma época mais movimentada, e ocasiona uma desordem em nossa rotina, mas convém aproveitá-la ao lado de quem amamos. Ame sua família, amigos e agradeça as suas conquistas. Agradeça até as situações desagradáveis que ocorreram neste ano que se finda, pois todas elas foram determinantes para a sua evolução e aprendizado até agora!

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post anterior

Conheça o trabalho exclusivo do Studio Silvia Bavarresco

Próximo post

Desconectar para se Conectar